1/2

CHAMADA PÚBLICA PARA ENVIO DE ORIGINAIS 2020

RETIFICAÇÃO DE EDITAL

A ORÍKÌ EDITORA

Considerando as orientações da Organização Mundial de Saúde, que recomenda o isolamento como uma das formas de prevenção ao Corona Vírus;

Considerando a eventual impossibilidade de providenciar a impressão e o escaneamento do documento abaixo citado, retifica o edital para a Chamada pública de envio de originais 2020 no seguinte termo:

Está dispensada a necessidade de apresentação da Declaração de autoria, devendo esta ser apresentada somente após a divulgação das obras selecionadas.

 

ORÍKÌ EDITORA

Rio de Janeiro, 22 de Março de 2020.

EDITAL

CHAMADA PÚBLICA PARA ENVIO DE ORIGINAIS 2020

REGULAMENTO:

 

1 – DA REALIZAÇÃO

Esta chamada pública para envio de originais é de realização independente e exclusiva da ORÍKÌ EDITORA.

 

2 – DOS OBJETIVOS

A ORÍKÌ EDITORA tem o objetivo de promover literatura com qualidade editorial, em especial a de autoria negra, favelada, periférica, de povos tradicionais, LGBTQI+, de identidades historicamente preteridas dos meios de produção literária em geral, do mercado editorial e de todos os espaços de circulação de leitura. São nossos objetivos também contribuir para a ampliação desses espaços e para tornar a literatura e sua produção mais acessíveis e diversamente possíveis e viáveis.

Assim, realizamos nossa primeira chamada pública e aberta para envio de originais.

 

3 – DAS INSCRIÇÕES

3.1 Serão aceitas:

a) obras inéditas, considerando-se como tal a obra que nunca tenha sido publicada em quaisquer formatos e suportes, meios de comunicação, impresso ou eletrônico, no Brasil ou no exterior;

b) obras anteriormente publicadas, desde que estejam esgotadas no mercado e que não tenham nenhum vínculo contratual com outra editora ou nenhum tipo de cessão de direitos autorais a terceiros;

c) obras anteriormente publicadas de forma independente, ou seja, como edição do(a) próprio(a) autor(a), tendo sido registradas ou não.

 

3.2 Serão aceitos apenas trabalhos completos, nas seguintes categorias:

a) Poesia;

b) Conto;

c) Romance;

d) Biografia;

e) Infantis e infanto-juvenis.

 

3.3 A inscrição deve ser realizada única e exclusivamente através do email: originais.orikieditora@gmail.com, com as seguintes informações e com os seguintes arquivos:

a) ASSUNTO: Envio de originais 2020;

b) CORPO DO EMAIL: Nome completo; pseudônimo ou nome artístico (se possuir); idade; título da obra e a categoria na qual ela se enquadra (conforme item 3.2); e-mail e/ou telefone para contato quando a obra for submetida por terceiros; indicação de pessoa cega, surda ou que necessite algum tipo de cuidado de acessibilidade na redação do email de resposta.

c) ANEXO 1: arquivo em Word ou Documento do Google contendo o original a ser submetido;

d) ANEXO 2: arquivo em Word ou Documento do Google contendo uma minibiografia e uma carta de apresentação e de intenção, expondo os motivos para querer publicar pela ORÍKÌ EDITORA.

e) ANEXO 3: Declaração de autoria e detenção dos direitos autorais, conforme modelo disponível ao final deste edital.

 

3.3.1 Caso alguma das obras possua ilustração(ões), esta(s) deve(m) ser enviada(s) em anexo separada(s) do original, com a identificação de autoria.

 

3.4 O original a ser analisado deve estar de acordo com a seguinte formatação: arial, tamanho 11, espaçamento 1,5, justificado (exceto poesia e casos em que tal formatação prejudique a proposta de forma e estética da obra).

 

3.5 Somente serão aceitas obras em Língua Portuguesa, de autoria natural ou naturalizada brasileira ou natural de países de língua portuguesa.

 

3.6 É vedada a participação de menores de 18 anos.

 

3.7 Cada pessoa pode se inscrever com, no máximo, duas obras, desde que sejam em categorias diferentes.

 

3.8 Não há cobranças de qualquer taxa ou valor para realização da inscrição, assim como não há qualquer tipo de cobrança por parte da ORÍKÌ EDITORA para a eventual publicação da obra.

 

4 – DOS PRAZOS

4.1 As obras devem ser encaminhadas de 18:00h do dia 15 de Março de 2020 até 23:59h do dia 03 de Maio de 2020. Nenhuma inscrição será aceita fora deste prazo.

 

4.2 A avaliação dos originais será feita em 60 (sessenta) dias, a contar da data de encerramento das inscrições.

 

4.2.1 A ORÍKÌ EDITORA se reserva o direito de estender esse prazo, a seu exclusivo critério, em caso de volume muito grande de originais. 

 

5 – DA AVALIAÇÃO

5.1 Os originais serão avaliados pelo corpo editorial da ORÍKÌ EDITORA, podendo esta, a seu exclusivo critério, dispor de editores parceiros para colaborarem com a avaliação.

 

5.2 Os critérios para a seleção são exclusivos da ORÍKÌ EDITORA e respeitarão sua proposta editorial, seus objetivos, missão e valores.

 

5.3 Após avaliação e decorrido o prazo conforme item 4.2, as inscrições serão respondidas com “Selecionado” ou “Não selecionado”. Nenhum parecer será dado para os originais enviados.

 

5.4 A ORÍKÌ EDITORA se reserva o direito de recusar todas as obras inscritas, caso nenhuma atenda aos seus critérios editoriais.

 

5.5 Uma vez selecionada a obra, esta será publicada de acordo com os prazos e planejamento da ORÍKÌ EDITORA e com o contrato firmado entre esta e o(a) autor(a).

 

6 – DAS INFORMAÇÕES

 

6.1 Não serão aceitas inscrições que estejam em desacordo com as regras deste edital.

 

6.2 Fica a critério exclusivo da ORÍKÌ EDITORA estabelecer parcerias para publicação e/ou comercialização, divulgação, difusão, distribuição, ou quaisquer outros processos que envolvam a obra enquanto produto livro.

 

6.3 Fica a critério exclusivo da ORÍKÌ EDITORA definir as estratégias, parcerias, contratos e contratações no concernente a comercialização, divulgação, difusão, distribuição ou quaisquer outros processos que envolvam a obra enquanto produto livro.

 

6.4 Fica a critério exclusivo da ORÍKÌ EDITORA definir a tiragem de cada obra selecionada, podendo optar, inclusive, pela impressão sob demanda.

 

6.5 O pagamento de direitos autorais será definido em contrato, assim como quaisquer outras formas de participação por parte do(a) autor(a).

 

6.6 A ORÍKÌ EDITORA garante que manterá todas as informações e o material enviado em sigilo e que não o divulgará, cederá a terceiros ou publicará sem a expressa autorização do(a) autor(a).

 

6.7 É reservado, a ambas as partes, o direito de desistência da publicação a qualquer momento até a assinatura do contrato.

 

6.8 Toda e qualquer divergência sobre o presente edital será dirimida pela ORÍKÌ EDITORA, a seu exclusivo critério.

 

6.9 Ao realizar a inscrição nesta Chamada pública para envio de originais você se declara ciente dos termos deste edital e automaticamente concorda com ele.


 

ORÍKÌ EDITORA

Rio de Janeiro, 15 de Março de 2020.

 

DECLARAÇÃO DE AUTORIA


 

Eu, ______________________________, portador(a) do _______(Tipo de documento) nº __________________(número do documento), declaro, para fins de submissão à Chamada pública para envio de originais 2020, da ORÍKÌ EDITORA e de possível publicação por parte desta, que a obra intitulada ______________________________ é de minha exclusiva autoria e que não há sobre ela qualquer vínculo contratual com outra editora bem como qualquer tipo de cessão de direitos autorais a terceiros.

 

Declaro, ainda, serem verdadeiras as informações prestadas neste ato, assumindo toda e qualquer responsabilidade por reclamações futuras que porventura sejam interpostas por terceiros, inclusive juridicamente.
 

____________, _____

(Cidade, Estado)

______,______,______

(dia, mês, ano)

___________________________

(Assinatura)