CURSO
Introdução às Raízes da Cozinha Afro-brasileira
2ª Turma
Duração: Dois encontros de 2h - Carga horária total: 4h.
Datas:
10/04 e 17/04 - quartas de 19:30h às 21:30h.
Aula 1
Terra e ar: Cozinha de ingredientes e Afrobrasilidades.
- Conceitos fundamentais para a compreensão da cozinha afrodiaspórica;
- Afrobrasilidades e Estudos Críticos da Alimentação;
- Cozinha de ingredientes e criatividade afrocentrada.
Aula 2
Água e fogo: Ancestralidade, Sankofa e perspectivas decoloniais.
- Epistemologias pretas e decolonialidade;
- Sankofa, ancestralidade e cozinha conceitual;
- Obá Iná: ressignificando o fogo e um legado de técnica.
Certificados:
Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de curso livre, constando as horas de formação.
(A contabilização das horas como atividades complementares varia de acordo com as regras de cada instituição.)
Ementa:
Este curso é uma introdução ao universo da cozinha afro-brasileira, considerando suas raízes mais profundas. Caminhamos a partir dos significados e potências dos quatro elementos, apresentando pontos fundamentais para um entendimento inicial dos diálogos teóricos e práticos da cozinha afro-brasileira. Começando pela terra, vamos explorar aromas, sabores e saberes técnicos que ancestralmente perfumam e energizam a mesa e o corpo. Navegando pelas águas Atlânticas, vamos observar os diálogos transcontinentais de sabores e saberes da diáspora africana nas Américas. E analisar criticamente referenciais clássicos, a fim de desconstruir a ideia de “herança negra na cozinha”, pela noção de saberes vivos. Além disso, apontar novas possibilidades para a produção teórica sobre a cozinha afro-brasileira. Calcado no fogo como elemento de transformação, apresentaremos algumas técnicas de cozinhas tradicionais. Finalizando o percurso com a elevação transcendental do ar, vamos propor caminhos possíveis de criação conceitual, dialogando com o princípio de Sankofa: “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”.
Metodologia: O curso será ministrado de forma remota e síncrona, em plataforma digital, através da qual os participantes poderão acessar materiais de apoio e referenciais teóricos, durante a duração do curso. As práticas serão demonstrativas de forma remota. Mas os participantes receberão a ficha técnica dos preparos caso queiram reproduzir.
Sobre a professora:
Lourence Alves é cozinheira e idealizadora do Projeto Onje, saberes e sabores. É Drª em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz, Bacharel em História pela UERJ e em Gastronomia pela UFRJ. Professora de Gastronomia na UFRJ. Pesquisadora de gastronomia, alimentação e religiosidades de matrizes africanas, cozinha afro-brasileira, cozinha afrodiaspórica, antropologia e história da alimentação. Filha de Iemanjá, poeta, escritora e mãe de Carolina Maria.
Investimento:
100,00 reais
Faça sua inscrição*:
*Não se esqueça de realizar o pagamento através do link abaixo do formulário para confirmar sua inscrição.
Realização